Semente que agrada o paladar e faz bem para o corpo

pinhaoPor Érika Soares

Nas estações mais frias do ano uma boa pedida é aproveitar para se deliciar com pinhão. A semente, chamada de fruto por alguns, da araucária angustifólia ou simplesmente pinheiro, é saborosa e versátil. E nas mãos dos amantes das panelas ele entra em pratos doces e salgados, em pedaços ou transformado em farinha, além servir como petiscos, cozidos ou braseados.

Seja qual for a forma escolhida para ingerir o pinhão, o que realmente importa, além de seu marcante sabor, são seus inúmeros benefícios para o corpo humano, pois é rico em proteínas e minerais.

“O pinhão é uma ótima fonte de fósforo e potássio, minerais que ajudam a incrementar a saúde cerebral e auxiliam na manutenção da boa memória e de várias funções orgânicas. Tem também magnésio em sua composição, que auxilia a regularizar a pressão arterial, diminui a irritabilidade e ajuda em casos de insônia, assim como colabora a evitar espasmos musculares e doenças ósseas devido à boa relação cálcio-potássio”, comenta o nutricionista Júlio Caleiro.

Pinhão faz bem e não engorda informa Julio Caleiro

Pinhão faz bem e não engorda informa Julio Caleiro

Ele ressalta que entre as características nutricionais do pinhão, uma das principais é a sua contribuição energética. “Por conter gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, alguns trabalhos têm mostrado eficácia na diminuição do colesterol total e na regularização dos níveis plasmáticos do colesterol ruim”, explica Caleiro, que indica o consumo da semente sem restrições. A única ressalva feita pelo profissional está relacionada à quantidade de sal usado no preparo da iguaria: “Algumas pessoas salgam muito o pinhão durante seu preparo, o que não é recomendado para quem sofre com quadros hipertensivos”.

Uma boa notícia

Embora seja calórica – cada 100g do pinhão preparado possui em média 400 a 500 calorias – a boa notícia é que a semente do pinheiro pode ser consumida sem medo de engordar.

Segundo Caleiro, o fato de ser rico em proteínas de alto valor biológico contribui para equilibrar a dieta. O pinhão gera saciedade e melhora os níveis de açúcar no sangue dado ao seu bom índice glicêmico. “Definitivamente o pinhão não engorda. Aliado a uma boa alimentação diária, equilibrada, ele promove saciedade e, consequentemente, ajuda no emagrecimento. Mas, é claro que não deve-se ingerir em grandes quantidades, pois qualquer exagero não é benéfico”, conclui o nutricionista.

Tags:, , , , , , ,

Categorias: Comer sem culpa

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Semente que agrada o paladar e faz bem para o corpo”

  1. 22 de maio de 2013 às 9:58 am #

    Mais uma que não sabia,Entre Sabores só acrescenta,muito bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: