Os dez pratos da etapa Campinas do Festival Sabor de São Paulo

Etapa Campinas Festival Sabor de SPTexto e fotos: Érika Soares

Antes das 17 horas, de quarta-feira, dia 8, as bancas com os dez pratos selecionados pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com representantes da revista Prazeres da Mesa e do Senac já estavam a postos para receber o público votante. Apenas a metade deles será classificada para a final, a ser realizada em junho, em São Paulo.

Seis pratos salgados e quatro doces concorreram nesta fase, que curiosamente englobou estabelecimentos de cidades de fora da macrorregião de Campinas, entre elas Campos do Jordão e São Luiz do Paraitinga. Isso indica que o Vale do Paraíba, importante região turística e de relevância gastronômica, ficou sem uma etapa específica. Um deslize para um festival que pretende “compor um cardápio paulista, tendo como marco referencial as regiões turísticas do Estado de São Paulo”. Afinal, se nenhum dos municípios citados for à final, não haverá representação do Vale no roteiro gastronômico oficial do Estado. Certamente, é algo a ser corrigido na próxima edição do evento.

Mas vamos ao que interessa: os sabores, os odores e as apresentações das delícias. Acompanhada pela professora da Faculdade de Gastronomia da Universidade São Francisco, Maria Ângela Severino, que conheci logo no início das degustações, segui banca por banca, provando cada prato, conversando com os chefs, e tirando minhas conclusões.

Fomos trocando impressões, que coincidentemente nos pareceram bastante semelhantes. Ficamos em dúvida, por exemplo, quais seriam os critérios a serem usados na hora de registrar nossas escolhas. Optei por votar em três pratos salgados e dois doces. Será que alguém consegue adivinhar qual foram?

1- Panino de Porchetta da Cantina Biagio de São Paulo

A legítima porchetta italiana em um pãozinho, gostoso e nutritivo lanche rápido, foi assinada pela chef Eliane Negro Camperlingo.

Panino de Porchetta

2 – Imbruio caipira do Restaurante Coisas di Buteco de Piracicaba

O chef Roberto Moraes criou uma combinação incrível de pamonha recheada com dourado, acompanhada por pirão. Gostoso, bonito e tudo a ver com a cidade de origem.

Imbruiu caipira

3 – Baronesa de Bragança – Restaurante Linguiçaria Real Bragança – Bragança Paulista

A tradicional calabresa bragantina veio acompanhada por um creme de batata baroa com caldo de cachaça, mel e limão, com alho doce. A harmonização perfeita dos ingredientes é assinada pela chef especialista em charcutaria Patricia Polato.

Baronesa de Bragança

4 – Curau cremoso com costelinhas guizadas na cerveja escura Prada e pipoquinha de quiabo do Mero Restaurante e Empório de Rio Claro

A chef Cassiana Brumati foi ousada ao combinar doce com salgado e ainda usar uma cerveja preta artesanal de Rio Claro. A apresentação do prato foi bem original.

Curau cremoso com costelinha


5 – Forrobodó no Farnel do Restaurante Estação Marupiara

O único prato representante de Campinas no Festival é assinado pela chef Viviane Moraes. Foi criado para participar do 1º Festival Gastronômico da cidade, cujo tema era comida paulista, mas não concorreu na ocasião. Trata-se um picadinho de filé, com virado de arroz com feijão e farofa de banana.

Forrobodó no Farnel da chef Vivi Moraes

6 – Afogado do Restaurante Santa Terezinha de São Luiz do Paraitinga

Comida típica de tropeiros e muito tradicional desta importante cidade turística do Vale do Paraíba, a chef Maria Helena Boradei misturou acém e paleta em um ensopado bem temperado, que é servido acompanhado com arroz branco e cebolinhas frescas.

Afogado

7 – Bocado com sete recheios de Pirassununga

A quituteira Izilda Fátima Vieira acertou em cheio na combinação de sete ingredientes para rechear uma massa amanteigada: goiabada, ameixa, uvas passa no vinho, damasco, nozes e cereja. Esta delícia é comercializada em diversos cafés de Pirassunga.

Bocado com sete recheios

8 – Pudim de Cambuci com Hortelã do Empório dos Sabores de Rio Grande da Serra

Um fruto típico daquela região, um movimento de economia solidária e talento culinário fizeram surgir essa iguaria de textura firme e sabor marcante que é assinada por Cida Reis.

pudim de cambuci

9 – Panacotta com jaracatiá em três tempos do Restaurante Villa Tardivelli de Águas de São Pedro

A sobremesa assinada pela chef Giuliana Ferraz traz como ingrediente principal o jaracatiá, um fruto da serra, comum naquela região. Ele está presente em três estados: crocante (açucarado), sólido (na panacotta) e cremoso (geléia).

Panacotta de jaracatiá

10 – Bolo de Pinhão do Sabor da Província de Campos do Jordão

A chef Flavia Helena Junqueira de Andrade usou o pinhão para dar vida ao seu tradicional bolo que leva açúcar mascavo e frutas cristalizadas.

bolo de pinhão

Tags:, , , , , , , , , , , ,

Categorias: Entre Sabores experimentou

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

3 Comentários em “Os dez pratos da etapa Campinas do Festival Sabor de São Paulo”

  1. Marcia Fermiano Neves
    14 de maio de 2013 às 10:20 am #

    O Bocado de Sete Recheios eu já experimentei é maravilhoso minha tia é o maxímo estou torcendo por vc Izilda Fátima Vieira.

  2. Vania Fermiano Pereira
    17 de maio de 2013 às 6:05 pm #

    O bocado de Sete Recheios é uma delicia,tia estamos na torcida por vc!!! bjs Izilda Fátima Vieira.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Forrobodó no Farnel representa Campinas no Sabor de São Paulo | Entre Sabores - 27 de junho de 2013

    […] Os outros quatro pratos classificados da etapa Campinas/Águas de São Pedro que também estarão concorrendo neste final de semana são Panino de Porchetta (Restaurante Cantina Biagio – São Paulo), Baronesa de Bragança (Restaurante Linguiçaria Real Bragança – Bragança Paulista), Imbruio caipira (Restaurante Coisas di Buteco – Piracicaba) e Bocado com sete recheios um sabor em cada mordida (da quituteira Izilda Fátima Vieira de Pirassununga). >>> Veja fotos e comentários sobre os pratos da etapa Campinas […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: