Sabores indianos que agradam o paladar

dosabigPor Andréa Jordão
Fotos Arquivo Pessoal

A professora de Yoga de Campinas Milena Dias, mais conhecida como Tia Mi, passou por uma experiência especial recentemente que acabou refletindo em seu hábito alimentar e redefinindo seu prato preferido, que é bem diferente do escolhido pela maioria dos brasileiros. Trata-se de um prato especial, uma comida típica indiana.

Surpresas a parte, para entender sua preferência é simples: tia Mi acaba de regressar ao Brasil após quatro meses se especializando ainda mais em yoga, diretamente da fonte.

Em entrevista a Entre Sabores para revelar seu prato preferido, ela acabou falando um pouco dessa viagem à Índia e, emocionada, contou que trouxe na bagagem uma experiência ímpar, tanto na sua profissão, como em vivência.

Foram muitas as histórias vividas em quatro meses morando naquele país, entre elas encontram-se algumas relacionadas à gastronomia local.
tia Mi na Índia
Pimenta!

Tia Mi conta que, no início, sofreu um pouco para se adaptar com os temperos de lá, que são extremamente apimentados a ponto de não conseguir sentir o sabor da comida. Esse costume tem um motivo, que ela explica: “Na Índia o calor é muito, quase insuportável para os próprios indianos, que dirá aos turistas. Por isso eles acrescentaram em sua alimentação muita pimenta para que haja uma transpiração excessiva e ajudando-os a suportar as altas temperaturas de lá. Quando chega o frio, tudo fica tranquilo, mas o tempero apimentado permanece já que virou um hábito”.

Entre a degustação de um prato e outro, Tia Mi fez algumas descobertas para conseguir se alimentar na Índia e revela que, em alguns momentos, foi obrigada a fazer sua própria comida.

Pimentas a parte, ela confessa que estava em ambiente propício, já que é vegetariana, um linha alimentar seguida na Índia. “Conseguir alimentos sem carnes vermelhas é muito mais fácil do que se imagina. Até os fast foods americanos fazem comidinhas vegetarianas por lá”, conta Tia Mi.

Dentre os pratos que mais apreciou, um é pra lá de exótico e intrigante. Chama-se Masala Dosa, uma mistura de grãos e sementes, que acompanha molhos diversos.

Ao passar a receita, Tia Mi chegou a salivar, aguçando a curiosidade dessa jornalista que aqui escreve.

Confira a receita:

Ingredientes

1 xícara de lentilhas
2 1/2 xícaras de arroz cru
1 colher de sopa de arroz cozido
1 colher de chá de sal
Ghee ou óleo para fritar
Água

Recheio

2 batatas grandes
1/2 colher de chá de cominho em pó
1/2 colher de chá sementes de mostarda
Ervilhas frescas cozidas
1/2 colher de chá de tumerique
1/2 colher de chá de pimentas secas
1 colher de sopa ghee ou óleo de azeite
1/2 colher de chá de sal

Preparo

Lave e deixe de molho as lentilhas e o arroz separadamente de 6 a 7 horas. Bata a lentilha e o arroz cozido no liquidificador ou mixer, se precisar adicione um pouco de água, até que forme uma pasta fina. Reserve.
Bata então o arroz cru com um pouco de água. Remova e misture com a pasta de lentilha e adicione o sal. A mistura deve estar consistente. Cubra e deixe por mais 6 – 8 horas.

Aqueça o óleo ou ghee e frite as mostardas, adicione os outros temperos e coloque as batatas cozidas e amassadas como purê (caso prefira corte em cubos e frite), adicione as ervilhas e deixe cozinhar por mais 3 minutos.

Aqueça o óleo numa frigideira e coloque a massa distribuindo por todos os lados, para que fique fina. Deixe pegar uma cor e coloque um pouco de ghee ou azeite. Vire do outro lado e frite por mais alguns minutos. Acrescente o recheio ao meio e enrole. Sirva com chutney de coco ou tomate.

tchaiPara terminar, um tchai

Outra referência indiana que a mestre em Yoga trouxe da Índia para o Brasil é o famoso tchai. Por ter amado este chá, ela acabou trazendo alguns pacotinhos para continuar com o hábito de deliciar-se com essa bebida tradicional indiana.

Mas Tia Mi também tem a receita, que agora compartilha aqui. O  Tchai é servido misturado ao leite

Aproveite essa delícia!

Tchai
Ingredientes

250ml de água
250ml de leite
1 saquinho de chá de erva doce
1 pedaço de canela em pau
2 folhas de louro médias ou 3 pequenas
3 cravos-da-índia
1 fatia de raiz de gengibre pequena e fina (1cm de largura, aproximadamente)
3 saquinhos de chá preto
Açúcar ou mel a gosto.

Tags:, , ,

Categorias: Prato do dia

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: