A deliciosa e interessante comida oriental

vegetais_chineses2Por Érika Soares

As comidas orientais são bastante apreciadas pelos brasileiros. O yakissoba, por exemplo, – um misto de macarrão, carnes, legumes e verduras – pode ser encontrado até em carrocinhas pelas ruas de grandes cidades do país.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, trata-se de um prato chinês, que também é muito popular no Japão. Essa confusão da verdadeira origem do yakissoba é resultado da influência cultural chinesa sobre os japoneses nos séculos VII e VIII, durante a Dinastia Tang.

Dois séculos depois, com o Budismo em ascensão no Japão e a conseqüente proibição de matança de animais, as cozinhas dos países começam a se diferenciar. Os budistas passam a desfrutar de uma dieta predominantemente vegetariana, suplementada por peixes.

Já a milenar gastronomia chinesa mantém as características de seus pratos, que apresenta um peculiar equilíbrio de escassez com variedade, pois parte do princípio de que tudo o que é comestível deve ser utilizável. Nada pode ser desperdiçado.

Segundo o sociólogo Ariovaldo Franco, em seu livro de Caçador a Gourmet, a carência de lenha na China tornou essencial a preparação dos alimentos de forma que permitisse rápida cocção a fim de economizar combustível. “Geralmente, não se cozinha cada ingrediente em separado, prática propícia a interação de aromas e sabores que têm efeito de condimento”.

Dessa forma, tudo é previamente picado em tamanhos semelhantes e vão praticamente juntos à panela, permanecendo no fogo por um tempo curto. Assim, legumes e verduras guardam todas as suas características nutricionais e suas cores deixando o prato belo e apetitoso.

Tags:, , ,

Categorias: Cultura gastronômica

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “A deliciosa e interessante comida oriental”

  1. 15 de fevereiro de 2013 às 10:47 am #

    A comida chinesa é uma das prediletas e, esse prato está lindo e apetitoso,eu adoraria degustá-lo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: