Panelas e saúde: uma estreita relação

panelas de ferroTexto e fotos Érika Soares

As pessoas costumam preocupar-se com o tipo de alimentação e o número de calorias ingeridas, porém muitas pouco se importam de quais materiais são compostas as suas panelas. E essa é uma questão muito importante, pois elas podem influenciar não apenas no sabor dos preparados, mas, principalmente agregar substâncias à comida.

As de alumínio, por exemplo, devem ser utilizadas com cuidado, já que podem liberar o metal nos alimentos e a ingestão em excesso de alumínio pode ocasionar problemas de saúde bem sérios e complicados como Alzheimer e Parkinson, entre muitas outras doenças, inclusive sanguíneas.  Por isso, é muito importante não usar utensílios que causam atrito nesse tipo de panela para que a comida não seja contaminada.

No entanto, outros materiais podem liberar nos alimentos substâncias benéficas à saúde e ainda os deixam mais saborosos. É o caso das panelas de ferro, como comprovou pesquisa da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que acompanhou 12 vegetarianos usuários deste tipo de utensílio. O resultado apontou que entre eles “o índice de anemia ferropriva passou de 38 para 20% ao final do estudo, mostrando que o ferro derivado das panelas deste material foi parcialmente utilizado pelo organismo.” Já a panela de pedra-sabão fornece ao organismo das pessoas doses homeopáticas de cálcio, ferro e magnésio.

Todas essas informações mostram que vale a pena tê-las em casa, mas é preciso saber cuidar. Confira alguns detalhes importantes:

panela_pedraPanela de Pedra
Antes de fazer a comida é preciso preparar este utensílio da seguinte forma: unte-a com óleo por dentro e por fora, depois encha-a com água e leve ao forno médio por duas horas. Ao final está pronta pra usar, principalmente no preparo de ensopados, caldos e moquecas, por exemplo.

Panela de Ferro
Antes de usá-la encha-a com água e ferva por alguns minutos. Ainda quente, remova o líquido com cuidado e lave bem com esponja macia. Seque-a na chama do fogão. Depois de usada ela deve ser lavada e seca novamente no fogo para evitar ferrugem.

Tags:, ,

Categorias: Utensílios, livros, etc e tal

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: