Muito sabor e mais nutrição em seus pratos com alimentos funcionais

Que o verão pede comidas leves é de conhecimento geral. Saladas, frutas, muita água e sucos naturais fazem parte do cardápio diário nesta época do ano, mas deveriam estar presentes constantemente.

Esses são alimentos funcionais, que colaboram com o funcionamento do organismo e previnem diversos tipos de doenças. Saber usá-los para obter sabor e prazer à mesa em receitas saudáveis é algo que pode ser aprendido e aplicado no cotidiano para comer bem e sem culpa.

Por Érika Soares

No livro Bem comer Bem Viver, a escritora de Araras Martha Lilian Lagazzi Baggio, por exemplo, apresenta receitas deliciosas e fáceis de fazer que priorizam a retirada do glúten, da lactose e do açúcar em suas composições. “Estabelecer o equilíbrio das funções orgânicas por meio de uma alimentação balanceada é proporcionar o vigor físico e a tranquilidade de espírito refletidas em todos os setores de nossa vida, seja em casa no trabalho ou com os amigos”, diz a autora.

Então, Entre Sabores sugere uma receita de molho que agrega insumos que fazem muito bem ao corpo e ao paladar, e pode acompanhar massas e carnes de forma saudável e elegante. Trata-se de uma variação do molho pesto, feito com rúcula – hortaliça rica em proteínas, vitamina A, vitamina C e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Apresenta efeito anti-inflamatório nos intestinos e é desintoxicante para o organismo humano.
A rúcula é acompanhada por castanhas – de ação oxidante, mas que devem ser consumidas com moderação -, azeite extra virgem – reduz o mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom (HDL), por isso é excelente agente protetor de doenças vasculares como AVC e infartos, bem como doenças degenerativas (câncer) – e alho – outro antioxidante que combate males do coração.

Confira a receita que rende 8 porções (470 gramas):

rucula2.
Molho pesto de rúcula

40 g ou 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
40 g ou 1/2 xícara (chá) de castanha de caju
1 dente grande alho espremido
90 ml ou 1/2 xícara (chá) de água
90 ml ou xícar (chá) de azeite de oliva extra virgem
20 g ou 6 folhas de rúcula
1 pitada de noz moscada ralada
1 pitada de pimenta do reino branca
sal a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador as nozes, as castanhas e o alho com a água e o azeite, deixando-os granulados. Acrescente a rúcula, a noz moscada, a pimenta e o sal e aperte o botão pulsar aproximadamente 10 vezes, processando ligeiramente os ingredientes. Está pronto!

Tags:,

Categorias: Comer sem culpa

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: